Este site não está atualizado, consulte o site do agrupamento atualizado em www.aeffl.pt
Siga-nos RSS Facebook Twitter
28 de outubro de 2025
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

Nós não somos do século de inventar as palavras. As palavras já foram inventadas. Nós somos do século de inventar outra vez as palavras que já foram inventadas.
José Almada Negreiros

 
Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas.
 Garcia Lorca

 
Um romance é como um arco de violino, a caixa de ressonância é a alma do leitor.
Stendhal

 
A honestidade foi e será sempre a arma decididamente mais forte para todas as lutas da humanidade que vive e progride.
Enrico Fermi

 
O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.
Issac Newton

Início Processo RVCC Ensino Secundário
Ensino Secundario
Ensino Secundario PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

APRESENTAÇÃO DO REFERENCIAL DE COMPETÊNCIAS-CHAVE NÍVEL SECUNDÁRIO

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Modelo de Formação

 

  • Numa perspectiva de educação e formação ao longo da vida;
  •  Em percursos flexíveis de formação definidos a partir de processos de reconhecimento e validação de competências, previamente adquiridas pelo adulto, por via formal, informal e não formal;
  •  Em percursos formativos desenvolvidos de forma articulada;
  •  Num modelo de formação modular estruturado a partir de unidades de competência e/ou unidades de formação;
  •  No desenvolvimento de formação centrada em processos reflexivos e de aquisição de saberes e competências que complementem e promovam as aprendizagens através do portefólio reflexivo de aprendizagens (PRA), para os níveis secundário e básico.


    plano_de_horas_do_secundario
  • 


Os cursos EFA assentam numa perspectiva de trabalhos práticos

 

 

Sessão de Esclarecimento

Decreto-Lei nº 357/2007 de 29 de Outubro

 

Objectivo:

Permite criar uma resposta de conclusão e certificação adaptada a indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos com percursos de ensino secundário incompletos e com um máximo de seis disciplinas em falta.

O candidato integra os Módulos de Formação identificados para a conclusão das disciplinas em falta.


 

 
Operacionalização


operacionalizao


Alguns casos de referência



caso_1


caso_2


caso_3


Formações Modulares para efeitos de conclusão da certificação

 

Encaminhamos os candidatos para a oferta formativa mais adequada ao seu perfil e às necessidades, motivações e expectativas de cada candidato.

 

Actualizado em Domingo, 20 Março 2011 11:48
 


Destaques

Gala das Francisquíadas 2013
 
Lip Dub 2013
 
 
SeguraNet
 
Agência Portuguesa (PROALV)
Agência Portuguesa (PROALV)
http://www.proalv.pt/public/PortalRender.aspx?PageID={fca3e27e-2ae1-4ddb-b44a-f32523394236}
.Comenius
Questionnaires
 
Projeto “Advocating a Critical Media Literacy”
Apresentação
TwinSpace