Este site não está atualizado, consulte o site do agrupamento atualizado em www.aeffl.pt
Siga-nos RSS Facebook Twitter
28 de outubro de 2025
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

 
Eu não gosto dela e lamento alguma vez ter tido alguma coisa a ver com ela.
Erwin Schrödinger sobre a Mecânica Quântica

 
Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
Antoine Lavoisier

 
Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender.
Blaise Pascal

 
Eu não gosto dela e lamento alguma vez ter tido alguma coisa a ver com ela.
Erwin Schrödinger sobre a Mecânica Quântica

 
O que não consigo criar não consigo compreender.
Richard P. Feynman

Início Atividades Arquivo Interdisciplinaridade A importância da Matemática na sociedade do conhecimento
A importância da Matemática na sociedade do conhecimento PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A importância da matemática na sociedade do conhecimento Dá-se continuidade ao trabalho já iniciado no sentido de arranjar estratégias que perspectivem a interdisciplinaridade, motivadoras e facilitadoras da resolução de problemas concretos, pela utilização de uma ferramenta imprescindível, a Matemática.
Pretende-se potenciar práticas pedagógicas, ao nível do Departamento Curricular de Ciências Matemáticas e Tecnológicas, assentes na interdisciplinaridade, permitindo a concretização e materialização de princípios teóricos diferenciados em função dos contextos de aprendizagem e que evidenciem a importância da Matemática.

Com o trabalho proposto e, com os trabalhos que se seguirão, procuro fomentar a interdisciplinaridade entre a Matemática e a Electrotecnia/Electrónica, como meio facilitador da aprendizagem e como forma de desenvolver a capacidade analítica dos alunos, tendente ao desenvolvimento de aprendizagens significativas. Procuro introduzir conceitos e práticas a partir dos conhecimentos dos alunos, procurando motivá-los para novas aprendizagens, fomentando a participação activa, estimulando a curiosidade dos mesmos, de modo a gerarem-se novas aprendizagens.
Procuro criar situações e problemas capazes de estimular a curiosidade do aluno para a descoberta e para que ela desempenhe um papel activo na sua aprendizagem através do desenvolvimento das suas capacidades, permitindo-lhes uma melhor compreensão e consolidação activa de conhecimentos. Por outro lado, tenciono que processo de ensino-aprendizagem privilegie metodologias e estratégias que permitam a articulação entre saberes, contrariando a aquisição de saberes fragmentados ou estanques, de modo a perspectivar aprendizagens significativas, preparando o aluno para lidar com a incerteza quando é confrontado com situações problemáticas no seu quotidiano.

Se queres saber mais, consulta o documento pdf A importância da Matemática na sociedade do conhecimento.

O professor
Simplício do Carmo

 

Outros artigos:
  A Matemática como ferramenta de significado para a Electrotecnia 

Actualizado em Domingo, 10 Agosto 2008 07:30
 

Destaques

Gala das Francisquíadas 2013
 
Lip Dub 2013
 
 
SeguraNet
 
Agência Portuguesa (PROALV)
Agência Portuguesa (PROALV)
http://www.proalv.pt/public/PortalRender.aspx?PageID={fca3e27e-2ae1-4ddb-b44a-f32523394236}
.Comenius
Questionnaires
 
Projeto “Advocating a Critical Media Literacy”
Apresentação
TwinSpace