Quando a Matemática é uma "dor de
cabeça", temos de fazer um "tratamento" para que deixe de o ser. Esse
"tratamento" pode passar por arranjar estratégias que motivem os alunos e que
permitam dar visibilidade aos assuntos, de modo a que a identificação e a resolução
de problemas concretos passem pela utilização de uma ferramenta que é a
Matemática. Neste sentido, a interdisciplinaridade tem um papel importante a
desempenhar.
Com o trabalho proposto e, com os trabalhos que se
seguirão, procuro fomentar a interdisciplinaridade entre a Matemática e a
Electrotecnia/Electrónica, como meio facilitador da aprendizagem e como forma
de desenvolver a capacidade analítica dos alunos, tendente ao desenvolvimento
de aprendizagens significativas. Procuro introduzir conceitos a partir dos
conhecimentos dos alunos, procurando motivá-los para novas aprendizagens,
fomentando a participação activa, estimulando a curiosidade dos mesmos e
provocando desequilíbrios controlados, de modo a gerarem-se novas aprendizagens.
Procuro criar situações e problemas capazes de
estimular a curiosidade do aluno para a descoberta e para que ela desempenhe um
papel activo na sua aprendizagem através do desenvolvimento das suas
capacidades, permitindo-lhes uma melhor compreensão e consolidação activa de
conhecimentos. Por outro lado, tenciono perspectivar práticas pedagógicas assentes
na interdisciplinaridade que consistam na concretização e materialização de
princípios teóricos diferenciados em função dos contextos de aprendizagem e que
evidenciem a importância da Matemática.
Se queres saber mais, consulta o documento.
O professor
Simplício do Carmo
|