Este site não está atualizado, consulte o site do agrupamento atualizado em www.aeffl.pt
Siga-nos RSS Facebook Twitter
28 de Março de 2024
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

 
Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.
Carl Sagan

 
O livro é um mestre que fala mas que não responde.
Platão

 
Se um livro é mau, nada o pode desculpar; sendo bom, nem todos os reis o conseguem esmagar
Voltaire, pseud. de François-Marie Arouet


Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo.
Galileu Galilei

 
As pessoas, de início, não seguem causas dignas. Seguem líderes dignos que promovem causas dignas.
James Clerk Maxwell

Início Guiões Como fazer um trabalho de pesquisa
Como fazer um trabalho de pesquisa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

livres-18  Para elaborares o trabalho deves:

1. Pensar sobre o tema.

O tema, geralmente, é fornecido pelo professor.
Exemplos:

  • - fazer um relatório;
  • - fazer uma biografia;
  • - fazer um trabalho de pesquisa.

   

 ♦  Qual a dimensão do trabalho?

  • - caso o professor não indique, procuro informar-me sobre a dimensão do trabalho, para saber o que devo recolher .

    ♦  Que conhecimento tenho acerca do tema?

  • - será suficiente?
  • - precisarei de pesquisar muito?

    ♦   Faço um esboço/esquema do trabalho

2. Onde encontrar informação ?

      ♦   Posso encontrá-la em:

- bibliotecas, autarquias, arquivos.
- manuais;
- enciclopédias;
- internet;
- entrevistas/inquéritos/questionários;
- jornais

Não te esqueças de registar a consulta bibliográfica.

Nota: consulta o Guião sobre referências bibliográficas e citações, na página on-line da Biblioteca ou no dossier no baçcão de atendimento.

3. Seleccionar os documentos

       ♦   Devo seleccionar as fontes/documentos mais ricos em informação.

4. Recolher a informação

     ♦   Leio, visiono, oiço as minhas fontes.
     ♦   Tomo notas.
     ♦   Analiso as informações recolhidas.

a) Como tirar notas?
- retiro as ideias fundamentais.

Observação:

-deves fazer uma segunda leitura, anotando o que consideres essencial.
-convém utilizar as tuas próprias palavras, sem alterar as ideias do texto.

b) A citação
- sempre que copio um texto devo colocá-lo entre aspas e com uma nota de rodapé, referindo o autor, a obra citada e a página.

Nota: consulta o Guião sobre referências bibliográficas e citações, na página da Biblioteca.

5. Preparação do texto final

Construo o meu trabalho

Estrutura do Trabalho

 

a) Capa
- identifico:
- a escola
- a disciplina a que o trabalho se destina
- o título do trabalho
- o autor
- o local e a data

b) Índice
- coloco os títulos principais e a indicação da página em que se encontram

c) Introdução
- identifico o tema do trabalho
- refiro as razões que levaram à abordagem do tema
- coloco as principais questões de investigação
- apresento a metodologia usada

d) Desenvolvimento
- organizo os vários capítulos
- insiro imagens, esquemas e gráficos, com as respectivas legendas
- refiro as fontes das citações que utilizo

e) Conclusão
- apresento as conclusões
- exprimo a minha opinião sobre o tema e o modo como realizei o trabalho.

Bibliografia
Nota: consulta o Guião sobre referências bibliográficas, na página da Biblioteca.

6. Apresentação do trabalho

a) Trabalho escrito
- preparo a impressão
- releio, verifico a estrutura, a ortografia, a construção frásica...
- imprimo e encaderno

b) Power Point
- faço um slide de abertura igual à capa
- no 2º slide, apresento a estrutura do trabalho
- apresento slides sobre os diversos capítulos

Nota: os slides não devem conter:
- demasiada informação (visto que a apresentação é oral);
- demasiada animação.

O último slide é a bibliografia.

c) Cartaz
- selecciono as imagens e os textos mais elucidativos.

Nota: os textos devem ser concisos.
Convém utilizar letra acima do tamanho 16.

Quanto tempo necessito para a apresentação do trabalho?
(caso o professor não dê limite de tempo)

7. Avaliação global  
Como posso saber se o que fiz foi o melhor?

Elaboro uma grelha   
 

Auto-avaliação

Itens a avaliar - Assinala de 1 a 4

  • Realizei as tarefas que me foram atribuídas

 

  • Apliquei bem o tempo que tinha para realizar as tarefas

 

  • Apresentei comentários oportunos para a minha auto-avaliação

 

 

Avaliação (pelo professor e/ou alunos) - Apresentação do Trabalho

 

Itens a avaliar - Assinala de 1 a 4

  • Faz uma exposição clara e ordenada do assunto

 

  • Comunica e realça os pontos principais

 

  • Revela segurança e confiança na postura corporal

 

  • Recorre a gestos sugestivos e adequados

 

  • Estabelece um contacto visual com a assistência

 

  • Utiliza um tom de voz audível , não monocórdico

 

  • Usa uma dicção clara e cadência certa, sem pressa nem lentidão

 

  • Exprime-se correctamente

 

  • Evita expressões de apoio («assim», «pronto», «pois»...)

 

  • Utiliza os meios audiovisuais de forma eficiente e oportuna

 

  • Utiliza o tempo apropriado

 

Muito Bom (4) - 18/20; Bom (3) - (14/17); Suficiente (2) - 10 /13; Insuficiente (1) - 0/9.

 

dedo