Para elaborares o trabalho deves:
1. Pensar sobre o tema.
♦ O tema, geralmente, é fornecido pelo professor.
Exemplos:
- - fazer um relatório;
- - fazer uma biografia;
- - fazer um trabalho de pesquisa.
♦ Qual a dimensão do trabalho?
- - caso o professor não indique, procuro informar-me sobre a dimensão do trabalho, para saber o que devo recolher .
♦ Que conhecimento tenho acerca do tema?
- - será suficiente?
- - precisarei de pesquisar muito?
♦ Faço um esboço/esquema do trabalho
2. Onde encontrar informação ?
♦ Posso encontrá-la em:
- bibliotecas, autarquias, arquivos.
- manuais;
- enciclopédias;
- internet;
- entrevistas/inquéritos/questionários;
- jornais
Não te esqueças de registar a consulta bibliográfica.
Nota: consulta o Guião sobre referências bibliográficas e citações, na página on-line da Biblioteca ou no dossier no baçcão de atendimento.
3. Seleccionar os documentos
♦ Devo seleccionar as fontes/documentos mais ricos em informação.
4. Recolher a informação
♦ Leio, visiono, oiço as minhas fontes.
♦ Tomo notas.
♦ Analiso as informações recolhidas.
a) Como tirar notas?
- retiro as ideias fundamentais.
Observação:
-deves fazer uma segunda leitura, anotando o que consideres essencial.
-convém utilizar as tuas próprias palavras, sem alterar as ideias do texto.
b) A citação
- sempre que copio um texto devo colocá-lo entre aspas e com uma nota de rodapé, referindo o autor, a obra citada e a página.
Nota: consulta o Guião sobre referências bibliográficas e citações, na página da Biblioteca.
5. Preparação do texto final
Construo o meu trabalho
Estrutura do Trabalho
a) Capa
- identifico:
- a escola
- a disciplina a que o trabalho se destina
- o título do trabalho
- o autor
- o local e a data
b) Índice
- coloco os títulos principais e a indicação da página em que se encontram
c) Introdução
- identifico o tema do trabalho
- refiro as razões que levaram à abordagem do tema
- coloco as principais questões de investigação
- apresento a metodologia usada
d) Desenvolvimento
- organizo os vários capítulos
- insiro imagens, esquemas e gráficos, com as respectivas legendas
- refiro as fontes das citações que utilizo
e) Conclusão
- apresento as conclusões
- exprimo a minha opinião sobre o tema e o modo como realizei o trabalho.
Bibliografia
Nota: consulta o Guião sobre referências bibliográficas, na página da Biblioteca.
6. Apresentação do trabalho
a) Trabalho escrito
- preparo a impressão
- releio, verifico a estrutura, a ortografia, a construção frásica...
- imprimo e encaderno
b) Power Point
- faço um slide de abertura igual à capa
- no 2º slide, apresento a estrutura do trabalho
- apresento slides sobre os diversos capítulos
Nota: os slides não devem conter:
- demasiada informação (visto que a apresentação é oral);
- demasiada animação.
O último slide é a bibliografia.
c) Cartaz
- selecciono as imagens e os textos mais elucidativos.
Nota: os textos devem ser concisos.
Convém utilizar letra acima do tamanho 16.
Quanto tempo necessito para a apresentação do trabalho?
(caso o professor não dê limite de tempo)
7. Avaliação global
Como posso saber se o que fiz foi o melhor?
Elaboro uma grelha
Auto-avaliação
Itens a avaliar - Assinala de 1 a 4
- Realizei as tarefas que me foram atribuídas
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- Apliquei bem o tempo que tinha para realizar as tarefas
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- Apresentei comentários oportunos para a minha auto-avaliação
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Avaliação (pelo professor e/ou alunos) - Apresentação do Trabalho
Itens a avaliar - Assinala de 1 a 4
- Faz uma exposição clara e ordenada do assunto
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- Comunica e realça os pontos principais
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- Revela segurança e confiança na postura corporal
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- Recorre a gestos sugestivos e adequados
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- Estabelece um contacto visual com a assistência
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- Utiliza um tom de voz audível , não monocórdico
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- Usa uma dicção clara e cadência certa, sem pressa nem lentidão
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- Evita expressões de apoio («assim», «pronto», «pois»...)
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- Utiliza os meios audiovisuais de forma eficiente e oportuna
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- Utiliza o tempo apropriado
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Muito Bom (4) - 18/20; Bom (3) - (14/17); Suficiente (2) - 10 /13; Insuficiente (1) - 0/9.
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