Este site não está atualizado, consulte o site do agrupamento atualizado em www.aeffl.pt
Siga-nos RSS Facebook Twitter
21 de Fevereiro de 2020
  • Decrease font size
  • Default font size
  • Increase font size

 
Ler, ler, ler, viver a vida que outros sonharam.
Miguel Unamuno

 
Se um livro é mau, nada o pode desculpar; sendo bom, nem todos os reis o conseguem esmagar
Voltaire, pseud. de François-Marie Arouet

 
Quanto mais silêncio houver num livro, melhor ele é. Porque nos permite escrever o livro melhor, como leitor.
António Lobo Antunes

 

 
O oposto de uma afirmação correcta é uma afirmação falsa. Mas o oposto de uma verdade profunda pode ser outra verdade profunda.
Niels Bohr

 
Nada na vida deve ser receado. Tem apenas que ser compreendido.
Marie Curie

Início Serviços Projecto de Educação para a Saúde (PES) Violência no namoro…infelizmente, cada vez mais uma realidade
Violência no namoro…infelizmente, cada vez mais uma realidade PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Violência no namoro…infelizmente, cada vez mais uma realidadeParece um tema muito deprimente, especialmente a um mês da comemoração Dia dos Namorados?
Talvez: mas, infelizmente, esta é, cada vez mais, a realidade dos jovens portugueses…
Para pôr o tema na ordem do dia e falar “do que é e não é aceitável”, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, APAV, está a desenvolver o Projecto SUL, no âmbito do qual decorrem acções de sensibilização sobre “Violência no Namoro”, de forma a promover relacionamentos saudáveis entre os jovens. Esta é também uma meta do PES da ESFFL…
Na nossa escola, estas acções de sensibilização promovidas pela APAV realizar-se-ão no anfiteatro 8 (Bloco Norte), nos dias 27, 28 e 29 de Janeiro de 2010, cujos horários e fichas de inscrição das turmas de 11.º e 12.º anos estão disponíveis na sala dos professores

violenciaˍˍnamoro.jpgAtravés da definição de “violência no namoro”; da distinção entre tipos e graus de violência; da enumeração de meios e formas para denunciar a violência no namoro e do destaque dos direitos das vítimas de violência, pretende-se concretizar os seguintes objectivos: apresentar as causas que desencadeiam a violência no namoro; dar a conhecer as consequências físicas, psicológicas e sociais da? violência no namoro e informar sobre os direitos das vítimas.

Investigações efectuadas na Universidade do Minho, revelaram que “um em cada quatro jovens, com idades entre os 13 e os 29 anos, reconheceu ter sido vítima de comportamentos abusivos”.

Estes resultados reflectem uma situação muito semelhante aos Estados Unidos e o que se passa por toda a Europa.

“Se tem ciúmes, é porque gosta de mim”

Segundo os estudos efectuados, existe tanta violência no namoro como no casamento: 25% dos jovens já foram vítimas, sendo que os mais novos começam a agredir-se cada vez mais cedo.

Mas o pior, na opinião das investigadoras, é que a maioria encara com normalidade que dois namorados se agridam. “O que acontece é que os adolescentes, embora reprovem a violência em abstracto, depois encontram justificações e desculpam a violência em situações específicas, como os ciúmes ou a infidelidade”.

Não pensemos somente em violência como agressões físicas graves (murros, pontapés), uma vez que a violência mais comum é a emocional (insultos, humilhações, ameaças, tentativas de controlo) e a pequena violência física (bofetadas, empurrões) ”.
A violência no namoro é um assunto que, por incrível que pareça, só agora começa a ser estudado, não havendo ponto de comparação sobre “como era dantes”.”

“Provavelmente, os namorados sempre se agrediram, mas só agora é que começamos a achar que isso não é aceitável”.

Fonte: Activa (2010), Agressão não é amor. Violência no namoro, acedido a 19 de Janeiro de 2010 em http://activa.aeiou.pt/artigo.aspx?channelid=49AE564B-EC53-4A76-9C25-8785874E2F09&contentid=0E71117F-5F81-4182-AB1C-683D21AFA8B4

SITES MUITO ÚTEIS QUE PODES CONSULTAR:
http://www.amcv.org.pt
http://www.cig.gov.pt
http://www.apav.pt/portal/
 

Destaques

Gala das Francisquíadas 2013
 
Lip Dub 2013
 
 
SeguraNet
 
Agência Portuguesa (PROALV)
Agência Portuguesa (PROALV)
http://www.proalv.pt/public/PortalRender.aspx?PageID={fca3e27e-2ae1-4ddb-b44a-f32523394236}
.Comenius
Questionnaires
 
Projeto “Advocating a Critical Media Literacy”
Apresentação
TwinSpace