APRESENTAÇÃO DO REFERENCIAL DE COMPETÊNCIAS-CHAVE NÍVEL SECUNDÁRIO
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Modelo de Formação
- Numa perspectiva de educação e formação ao longo da vida;
- Em percursos flexíveis de formação definidos a partir de processos de reconhecimento e validação de competências, previamente adquiridas pelo adulto, por via formal, informal e não formal;
- Em percursos formativos desenvolvidos de forma articulada;
- Num modelo de formação modular estruturado a partir de unidades de competência e/ou unidades de formação;
- No desenvolvimento de formação centrada em processos reflexivos e de aquisição de saberes e competências que complementem e promovam as aprendizagens através do portefólio reflexivo de aprendizagens (PRA), para os níveis secundário e básico.
Os cursos EFA assentam numa perspectiva de trabalhos práticos
Sessão de Esclarecimento
Decreto-Lei nº 357/2007 de 29 de Outubro
Objectivo:
v Permite criar uma resposta de conclusão e certificação adaptada a indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos com percursos de ensino secundário incompletos e com um máximo de seis disciplinas em falta.
v O candidato integra os Módulos de Formação identificados para a conclusão das disciplinas em falta.
Operacionalização
Alguns casos de referência
Formações Modulares para efeitos de conclusão da certificação
Encaminhamos os candidatos para a oferta formativa mais adequada ao seu perfil e às necessidades, motivações e expectativas de cada candidato.
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Actualizado em Domingo, 20 Março 2011 11:48 |